O cabeçote é uma peça considerada como elemento fixo em um motor de combustão interna ciclo Otto, Diesel e ciclo de dois tempos. O cabeçote é formado por seu corpo físico, representando uma massa maior, e composto por alguns outros componentes agregados a ele.
Com a função maior de ser a tampa superior do motor responsável por permitir a entrada da mistura carburante, assim como a sua saída, o cabeçote está sujeito a uma série de ataques em sua estrutura e por conseqüência sua interrupção de trabalho.
A temperatura é um dos maiores problemas que o cabeçote enfrenta seu funcionamento. Os ciclos intermitentes das explosões acumulam alta temperatura em sua massa e quando esta atinge determinado valor, em torno de 500° C começa a ocorrer o que se chama de agitação molecular. Os átomos de Alumínio (Al), por exemplo, começam a se expandirem até o ponto que ocorra a deformação do material ou ruptura da estrutura cristalina do mesmo. Daí por diante acontece o que comumente chamamos de empenamento.
A parte inferior do cabeçote, plana, onde encontramos as sedes de válvulas se deforma, é ai que entra o processo de retífica. Uma máquina industrial, constituída de uma mesa móvel e um fuso com rebolo é a responsável por retificar o cabeçote até que o mesmo se constitua de uma planicidade adequada.